Tudo sobre diagnóstico veterinário

Verminoses em cães e gatos: causas, sintomas e tratamentos

Verminoses em cães e gatos: causas, sintomas e tratamentos

Assim como nós, os pets estão propensos às enfermidades que o seu meio pode oferecer. 

Um problema comum ao qual devemos nos atentar são os vermes. Embora pequenos e muitas vezes invisíveis a olho nu, esses seres afetam a qualidade de vida de nossos companheiros e exigem de nós atenção redobrada.

Um cão ou gato parasitado tem sua saúde seriamente comprometida. Os filhotes são ainda mais afetados e podem sofrer com obstrução intestinal, diarreia, crescimento deficitário, entre outros distúrbios.

Para cuidar melhor de nossos animais, precisamos nos atentar aos riscos aos quais estão expostos e conhecer os meios mais eficazes de protegê-los.

O que são vermes

Vermes são parasitas que precisam de um organismo vivo para sobreviver. Eles se instalam em partes do corpo, como intestino, fígado, rins, pulmões, entre outras, afetando o seu funcionamento, enquanto se alimentam, crescem e se reproduzem.

O ciclo de vida dos vermes varia de um tipo para outro. Em geral, os ovos dos parasitas são ingeridos pelo animal, alojam-se em seu organismo começando assim a parasitá-lo, produzindo mais ovos que são liberados pelas fezes dando continuidade ao ciclo.

Outra forma comum de transmissão é através da ingestão de hospedeiros intermediários, ou seja, animais já parasitados, como pulgas, lagartixas, pássaros, etc.

Fêmeas parasitadas podem ser uma via de transmissão para seus filhotes, seja no momento da gestação ou na amamentação, através do leite.

Vermes mais comuns

As alterações causadas pela presença de um verme no organismo são chamadas de verminoses. Os vermes que acometem mais comumente cães e gatos são:

  • Ancylostoma sp.
  • Toxacara canis
  • Dipylidium caninum
  • Trichuris vulpi
  • Ascaris lumbricoides 

Atenção aos sintomas

Os sintomas podem variar de acordo com o tipo de verminose e com o pet. Na maioria dos casos, pode-se notar os seguintes:

  • Perda de peso
  • Vômito
  • Diarreia
  • Perda de apetite
  • Fezes com sangue 
  • Apatia
  • Anemia

É preciso conhecer bem o animal e ficar de olho a fim de notar quaisquer mudanças em sua fisionomia e em seu comportamento.

Como tratar o pet com verminoses

Embora perigosas, as verminoses podem ser tratadas e o pet se ver livre de parasitas.

O tratamento varia de acordo com a enfermidade e, por isso, o médico veterinário deve pedir exames que indiquem com precisão o estado de saúde do bichinho.

Os exames de fezes, nesses casos, são importantes para a indicação da presença dos parasitas.

Prevenir é o melhor remédio

O cuidado mais eficaz que podemos ter com os animais é prevenindo-os contra os problemas a que estão expostos. Como dito, os vermes podem estar em todos os lugares, mesmo que não possamos vê-los. Por isso, faz-se necessário nos adiantarmos no seu enfrentamento.

Atenção redobrada em espaços públicos aos quais outros animais tenham acesso, como parques, praças, praias etc., uma vez que o contato com as fezes de animais infectados é uma fonte comum de transmissão.

Estar em dia com os remédios antipulgas e optar por xampus que combatam as invasoras é um reforço necessário. Por serem hospedeiras de diferentes vermes o pet pode ingeri-las ao se coçar, fazendo com que os parasitas presentes nelas se instalem em seu organismo.

A importância do médico veterinário

Os uso de vermífugos receitados pelo médico veterinário garantem proteção efetiva. Isso porque muitos remédios vendidos sem receita podem não ter o efeito mais combativo contra os vermes.

Ouvir o relato dos tutores em relação aos sintomas, tanto como pedir que observem os bichinhos, pode ajudar no diagnóstico precoce de uma verminose.

A saúde dos pets depende de uma relação de confiança entre o médico veterinário e o responsável pelo animal.

O Safari Diagnóstico é um laboratório capaz de detectar qualquer enfermidade das mais diferentes espécies de animais.

Atendemos veterinários que precisem de exames, análises e resultados precisos em suas clínicas. Nossa equipe é constituída de profissionais especializados e aparelhos modernos.

Entre em contato conosco: (15) 3234.6638 ou safari@safaridiagnostico.com.br


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *