Tudo sobre diagnóstico veterinário

O que é preciso para manter o cachorro saudável

O que é preciso para manter o cachorro saudável

Entenda como manter a saúde do seu cachorro com atitudes simples

Cuidar de um cãozinho é uma grande responsabilidade. Nessas horas, o medo de que o nosso melhor amigo possa contrair alguma doença é grande, mas existem alguns hábitos para manter o doguinho o mais saudável possível!

 

Os cuidados com os cães, na verdade, são bastante similares aos cuidados com os humanos. Neste artigo, o Safari Diagnóstico Veterinário vai te dar algumas dicas para evitar que seu melhor amigo fique doente. Continue lendo e descubra!

Organize a rotina do cãozinho

Isso passa despercebido por muitos, mas organizar a rotina do seu cãozinho é muito importante para mantê-lo saudável. Tendo um horário para se alimentar, passear, dormir e tomar banho, o cachorro desenvolve hábitos mais saudáveis, assim como acontece conosco. Esses hábitos influenciam a disposição do animal assim como seu sistema imunológico, podendo até ajudar com a ansiedade.

Escolha a ração correta

Assim como com os humanos, uma boa alimentação reflete diretamente na saúde do cachorro. Você já parou para pensar sobre qual é a ração ideal para o seu cão? De acordo com a raça, idade e peso do animal, as necessidades nutritivas podem variar.

 

As rações para filhotes, por exemplo, são compostas por mais proteínas e gorduras. Já a ração para cães adultos tem nutrientes voltados para a maior sustentação do corpo do animal.

 

Atualmente, os fabricantes já colocam diversas dessas informações na embalagem, facilitando muito na hora da compra. Assim sendo, busque com atenção pela ração ideal do seu cãozinho. A saúde do seu melhor amigo agradece!

Mantenha a vacinação em dia

Um cão precisa estar com todas as vacinas em dia para garantir a imunidade contra muitas doenças caninas. Essa é uma maneira de prevenir que seu cão adoeça ao ter contato com outros animais ou visitar novos lugares no futuro.

Consulte periodicamente um veterinário

Quando o assunto é saúde, a melhor opção é sempre um especialista. Escolha um médico veterinário de confiança e agende consultas periódicas para o seu pet, mesmo sem apresentação de sintomas. O mais recomendado é uma consulta a cada três meses ou, no mínimo, a cada seis meses.

 

É importante destacar que essas consultas são para check-up, e que se o cãozinho apresentar desconforto, indisposição ou qualquer sintoma é preciso visitar o veterinário assim que possível. Dessa maneira, o animal pode ser diagnosticado rapidamente e tratar alguma possível enfermidade.

Incentive exercícios e banho de sol

Todo animal precisa se exercitar para se manter saudável e feliz. Por isso, é importante levar seu cão para passear sempre que possível (de preferência diariamente). Os exercícios físicos fazem bem para a circulação sanguínea, pele, pelos e ossos.

 

Lembre-se que os animais também sofrem com o clima. Portanto, o mais recomendado é que você dê algumas voltas com seu cão logo no início da manhã ou no fim da tarde, para aproveitar temperaturas mais amenas.

Dê muito amor ao seu pet

Por último, o item mais importante! Os cãezinhos são criaturas companheiras que te darão amor incondicional. É de extrema importância retribuir esse amor com brincadeiras, atenção e muito carinho.

 

Se você trabalha e precisa deixar seu animalzinho sozinho por um longo período, o ideal é comprar alguns brinquedos interativos para que ele se divirta sozinho (e não ataque a mobília).

 

Gostou do artigo? Compartilhe-o em suas redes sociais e ajude outras pessoas a manterem seus cães saudáveis!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *