Tudo sobre diagnóstico veterinário

Exames veterinários mais comuns

Exames veterinários mais comuns

Entenda quais são e como funcionam os exames mais importantes para os pets

Quem tem um animal de estimação sabe o quanto é importante investir nos cuidados com sua saúde. Manter uma alimentação adequada, incentivar a prática de atividade física e fazer as visitas regulares ao veterinário são algumas das ações que devem ser realizadas para que o pet se desenvolva bem e tenha qualidade de vida. Além disso, em alguns momentos, é necessário submetê-lo a exames veterinários.

Esses procedimentos são de grande importância para identificar patologias que acometem o animal. Além disso, com esses exames, torna-se mais fácil detectar doenças, evitar problemas de saúde e, até mesmo, iniciar tratamentos precoces quando necessário. Cão, gato ou qualquer que seja seu animal de estimação, se você deseja vê-lo saudável e com muita energia, invista em sua saúde.

Continue a leitura e saiba quais são os principais exames veterinários.

  1. Hemograma completo

O hemograma é um dos exames veterinários mais pedidos, e tem por finalidade avaliar os componentes do sangue, como plaquetas, hemácias e leucócitos. Ao realizá-lo, é possível diagnosticar processos inflamatórios, alergias, infecções, anemias e várias outras doenças.

Ele é feito, após jejum de 8 a 12 horas, por meio de amostra de sangue venoso, podendo ser das veias jugular, cefálicas ou safena.

  1. Exame de urina e fezes

Outros exames bastante comuns são os de urina e fezes. Por meio do teste feito na urina, consegue-se identificar, por exemplo, infecções, distúrbios do sistema urinário, doenças renais dentre outras. Já o exame de fezes auxilia na identificação de verminoses.

A urina é coletada por meio de sondagem ou cistocentese — procedimento em que com uma seringa retira-se a urina diretamente da bexiga, pela barriga do pet. O exame de fezes pode ser feito com amostras de diferentes dias.

  1. Função renal e hepática

Para manter o bem-estar do animal de estimação é importante manter o bom funcionamento dos rins e fígado, por isso, esses dois exames são fundamentais. Por meio desses testes é possível avaliar se os órgãos estão funcionando bem e se não há alterações que possam prejudicar a filtragem do sangue e metabolização de alimentos e medicamentos.

 

A forma de fazer o diagnóstico é com a análise de amostra sanguínea, aferindo os níveis de ureia e creatina, importantes para função renal e, também, concentrações de A.L.T., Fosfatase alcalina, além de outras substâncias ligadas ao fígado.

Citamos apenas alguns dos exames veterinários mais comuns, mas, na verdade, há diversos outros que também ajudam a manter a saúde do seu animal de estimação. O seu veterinário clínico indicará todos os procedimentos que seu bichinho precisa, por isso, é tão importante manter as consultas em dia. Além disso, conte sempre com uma clínica de diagnósticos especializada em animais, assim, você terá a certeza que seu pet está recebendo o melhor tratamento possível.

Entre em contato com o Safari Diagnósticos e conheça nosso moderno centro de análise animal.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *